PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

IMAGEM DA SEMANA

25 maio, 2015

  BAIRROS DE ALCANTARAS E A ORGANIZAÇÃO DO PERÍMETRO URBANO
Pouca gente sabe, mais dos cinco bairros que integram o perímetro urbano de Alcântaras conforme a legislação em vigor desde 1989 o Bairro Caldeirão é segundo com maior projeção de expansão urbana nos últimos anos. 
Apesar de ser considerado Sítio pela maioria dos munícipes as linhas divisórias que demarcam a área territorial do Caldeirão cruzam as Ruas Francisco Guilherme, Salustiano Rocha, Lourenço Lopes e Monsenhor José Furtado além de toda a extensão da Av. Antônio Rocha Freire. 
No Bairro que faz limitrofes com o Bela Vista, Centro e Junco é onde ficam instalados a sede do Poder Legislativo da pequena cidade serrana, a Estação de Tratamento de Esgoto  da Cagece ( lagoas de Estabilização), a agência da Companhia de Energia Elétrica do Ceará, o Abatedouro Publico, o Condomínio Valdemar Ximenes e dois dos principais clubes dançantes de Alcântaras.

Elaborado no formato de um retângulo o Caldeirão é maior apenas que o Centro  porém é o segundo com maior crescimento urbano no município devido a abertura e ampliação de novas ruas que também farão parte do Bairro do Junco e se inteligam a outras do Centro e Bela Vista. Do outro lado com maior extensão está o vizinhioo Bela Vista que abriga a sede da Ematerce, Colégio Inocência, o Conjunto Habitacional, a agência de atendimento e ETA da Cagece, Rádio, Sindicatos, Ginásio, Centro de Idosos, Delegacia Municipal, CRAS e duas das quatro praças da que fazem parte do perímetro urbano alcantarense. 
É também neste último que está incluso o chamado Morro da Santa Cruz e a maior parte da Rua Pedro Caetano, a maior da cidade. Com menor desenvolvimento em infraestrutura fica o São José que faz divisa com a Zona Rural através das linhas com o Sitíos Bom Jesus e Pau Ferrado.
 Já o Junco que teve expressivo crescimento nos últimos anos cruza com o Sitio Espírito Santo e é onde fica grande parte das oficinas mecânicas, Conselho Tutelar, Colégio Parsifal Barroso, o Estádio do Virgilhão, a Igreja de São Vicente de Paulo e um dos dois postos de combustíveis da cidade. Com a proposta de expansão urbana da sede, além deste cinco bairros outros três poderão ser criados pelo poder municipal que já estuda a ampliação do perímetro urbano alcantarense que no futuro deve compor toda a área compreendida entre os Serrotes do Frade, Nazaré,Bom Jesus e Santana.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License