PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SECA: 60% DO TERRITÓRIO CEARENSE TEM 'QUADRO EXTREMO'

28 setembro, 2016

 CARIRI,SERTÃO CENTRAL E DOS INHAMUS TEM PIOR SITUAÇÃO
imagem reprodução
Um novo mapa divulgado pelo Monitor de Secas no Nordeste (MSNE) revelou que  quase 60% do território cearense apresenta quadros de seca extrema ou seca excepcional. 
No Nordeste onde a severidade da seca é mais notória em cinco estados, além do Ceará sofrem com níveis críticos de estiagem o Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Em território cearense, de acordo com o monitoramento feito ( até agosto)  as áreas mais afetadas eram a região do Cariri e parte do Sertão Central e Sertão dos Inhamus.
 Ainda de acordo com a Funceme a noticia ainda pode ser pior, considerando que o quadro de estiagem tende a se intensificar até o final do ano e por conta da ausência de chuvas e a forte radiação solar  pode ocasionar em uma consequente evaporação dos açudes já em níveis críticos de armazenamento.
Na Zona Norte, região pela qual está inserido as cidades de Alcântaras e Meruoca a legenda do mapa lista a situação da estiagem em uma " faixa de transição" de uma quadro de seca moderada/grave. No que diz respeito a reserva hídrica que socorre ambos os municípios o açude Jenipapo encontra-se com 75.31% de sua capacidade. Em todo o Estado, com base nos dados do Portal Hidrológico a situação é preocupante, considerando que dos reservatórios monitorados pela Cogerh apenas 1 açude encontra-se sangrando; 1 está com volume acima dos 90% e outros 129 tem cota abaixo dos 30%.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License