PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

REGIONAL: COM CHUVAS AÇUDE JÁ CHEGA A 1/4 DE SUA CAPACIDADE

14 abril, 2015

 EM MORAÚJO: VÁRZEA DA VOLTA JÁ  TEM ESPELHO D'ÁGUA DE 26%
Foto: Edilson Angelo
Restando cerca de pouco mais de 70 dias para o final da Estação Chuvosa no Ceará um gigante e centenário reservatório antes seco volta se restabelecer e já acumula 1/4 de sua capacidade. 

Com as chuvas caídas na região norte nos meses de março e neste inicio de abril o Várzea da Volta já apresenta um espelho d'água em torno dos 26% conforme a ultima atualização do Portal Hidrológico do Ceará. Na mesma região, outros reservatórios geridos pela Cogerh registraram leve aumento na cota de água como é o caso do Açude Jenipapo em Meruoca que saltou de 39,05% em fevereiro passado para 43,89% no inicio desta semana. 

Outros importantes reservatórios como o Acaraú Mirim ( Massapê), Araras ( Varjota), Aries de Sousa (Sobral), Carmina (Catunda), Açude Forquilha ( Forquilha), São Vicente ( Santana do Acaraú) e Sobral tiveram aumento na Bacia Hidrográfica do Acaraú. Já na Bacia do Coreaú os melhores volumes até o momento são visíveis em Granja, no Açude Gangorra e Itaúna; Açude Martinópole( Martinópole) e no Ticundura em Senador Sá. Na pequena cidade serrana de Alcântaras, apesar de não haver dados oficiais sobre o monitoramento estimasse que a Barragem do Pinga esteja com 4% de sua reserva hídrica. Já com sangria no Ceará apenas dos Açude do Gavião em Pacatuba, Tijuquinha em Baturité e a Barragem do Batalhão em Crateús estão com 100% de sua capacidade, enquanto o Curral Velho em Morada Nova já chega aos 98% e outros 115 reservatórios estão com volume abaixo dos 30%.

Post.Francisco Freire


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License