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ALCANTARAS E O DESPERDÍCIO DE ENERGIA

29 janeiro, 2015

  ILUMINAÇÃO PUBLICA,  VOCÊ SABE QUEM PAGA A CONTA?
Até o mês de março de 2015, a Companhia de Energia Elétrica do Ceará(Coelce) deverá entregar em perfeitas condições o ativo de iluminação publica municipal a Prefeitura de Alcântaras, zona norte do Ceará.

A  transferência que tinha prazo limite até  31 de dezembro passado, deve ser concluída pela Coelce em até três meses, passado os serviços de reparos e manutenção dos parques de iluminação publica (IP) a ser feito pelo Governo Municipal, conforme  previsto pela Resolução  no parágrafo 218, da Resolução Normativa 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Constituição Federal de 1988. 

No município onde a CIP foi instituída em dezembro de 2005 através da Lei 472/2015 de  em seu Art.65, Inciso III, a Taxa de Iluminação Publica é cobrada nas contas de energias de moradores da sede e da zona rural. Porém prestes a passar a gerir seu parque IP, o desperdício de energia elétrica já assusta a população que há pelo mensos três anos arca com os gastos da iluminação publica.

Na última semana, o Portal Jovem registrou diversas lâmpadas acesas por um período de 24h na Praça João Capistrano, Centro. No logradouro onde existem pelo menos 17 postes de iluminação, o consumo pesa nas faturas de energia dos munícipes. Com a obrigação de gerenciar a rede de iluminação publica municipal, a Prefeitura por meio de departamento específico ou empresa contratada deverá ficar atenta aos casos de desperdício, para não f correr o risco de ficar as escuras como aconteceu em 2012.

Post.Francisco Freire
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