PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

IMAGEM DA SEMANA

20 maio, 2013

 PINTURAS RUPESTRES FORAM ENCONTRADAS NA COMUNIDADE DE BELA VISTA
Supostos registros arqueológicos foram encontrados em uma comunidade rural do município de Alcântaras, situado a 285Km de Fortaleza. 

A pequena cidade serrana, situada ao norte do Ceará, precisamente no maciço residual da Serra da Meruoca pode abrigar locais por onde homens primitivos habitaram há milhares de anos.Tal possibilidade decorre de algumas pinturas rupestres terem sido identificadas no interior de "grutas" na comunidade rural de Bela Vista ( região que faz fronteira com o município de Meruoca e Massapê).

 A comunidade de Bela Vista fica distante cerca de 10km da sede de Alcântaras e está situada em uma região montanhosa, com locais supostamente ainda inexplorados pelo homem. Na localidade famosa pela cachoeira das porções, a fartura na diversidade animal, vegetal é visível por ser uma das áreas mais preservadas em solo alcantarense.

Em visita  feita por um grupo de estudantes ao ponto turístico, o professor de História Gilmar Oliveira que fez o registro fotográfico da paisagem local, também chegou a fotografar o que possivelmente seria registros históricos. As mesmas pinturas no passado já haviam sido registradas pelo fotografo Alcides Mota, que teria feito uma seção de fotos para o arquivo da Secretaria da Cultura do municipio.

 Em torno da Serra da Meruoca, outros locais com pinturas rupestres já foram identificados. Em Coreaú, mais precisamente nas mediações do Riacho Itaocoatira que nasce na Serra da Meruoca , um conjunto arqueológico também evidencia algumas pinturas rupestres.

Post.F.F.C.Filho
Imagem: Gilmar Oliveira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License