PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

IMAGEM DA SEMANA

04 fevereiro, 2013

 CANTO DA PEITICA E AS HISTÓRIAS POPULARES

Peitica
Em Alcântaras-Ceará, mas precisamente na zona rural do município o canto de um pequeno pássaro tem deixado agricultores incertos da ocorrência de um bom inverno. Na pequena cidade, as velhas e antigas histórias ainda são transmitidas oralmente de pai para filho e revelam que os mais idosos apredenderam muito como o tempo. 

Nossos agricultores tidos como profetas das chuvas, ao observar o comportamento dos animais como formigas, moscas, pássaros e como também de algumas árvores parecem advinhar o futuro. Há duas semanas um fato despertou a curiosidade de um dos integrantes de nossa equipe, ao ouvir durante altas horas da noite o canto da peitica que repetia incasadamente um som semelhante a palavra vem-vem, resolvemos nos informar com pessoas mais experientes algo que respondesse o comportamento da pequena ave que sob o claro da lua e pousada sobre galhos secos atravessa as noites na incansável cantoria que pode ser ouvida a metros de distancia nas noites calmas da pequena cidade serrana. Segundo os mais idosos a Peitica costuma cantar em noites de lua clara, como que clama pela chuva e somente pausa seu canto no raiá do dia, ainda segundo eles a pequena ave parecer advinhar a ocorrência de poucas chuvas, sempre que é ouvido o seu cantar por longas noites.

Para confirmar as informações pesquisamos na internet, fatos referente ao comportamento da ave que é da mesma família do bem-ti-vi e encontramos que segundo Gilberto Freire algumas tribos indígenas do Brasil consideravam o canto da Peitica como um agouro, e ao ovir seu canto eles suspendiam suas atividades e retornavam para suas malocas. No Nordeste ainda hoje é usado a expressão "jogar peitica" que siginica azarar. Além da Peitica o canto da acuã, a construção da casa do joão de Barro ( porta), formigueiros na beira de rios, mel em enxames de abelhas dentre outras observações são indicativos da ocorrencia de tempos de seca.

OUÇA O CANTO DA PEITICA


Post. F.F.C.Filho
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License