PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

IMAGEM DA SEMANA

23 abril, 2012

ESCOLA PARSIFAL BARROSO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental é sem dúvida um alternativa para que consigamos sensibilizar e despertar a sociedade quanto a importancia de se preservar e zelar pelo nosso meio ambiente. Sendo assim nas últimas décadas a educação ambiental tem sido trabalhada com mais frequência e cada vez mais tem ganhado espaço nos mais variados ambientes da sociedade. 
Nesta tocante o ambiente escolar deve assumir um comportamento primordial na formação de novos cidadão, que desde cedo devem aprender a respeitar e cuidar de "sua casa'.Entendendo que a responsabilidade deve ser uma missão adiquirida em nosso berço a Escola Parsifal Barroso, situada em Alcãntaras-Ceará vêm desevolvendo ações voltadas a conscientização e participação de seus alunos em processos do desenvolvimento sustentável. 

A escola mesmo carente de recursos busca de forma pegagócica inserir na vida escolar de suas crianças a preocupação com o meio ambiente, sendo assim durante todo o ano letivo a instituição desenvolve projetos ambientais que envolvam a comunidade escolar e que tragam perspectivas transformadoras capazes refletir que uma simples atitude pode gerar muitos beneficios sem agredir a natureza. O Colégio que ha muitos anos busca cultivar uma horta escolar, na tentativa de otimizar o cardápio escolar, trouxe uma importante inovação em 2012, ao inves de utilizar material industrial para a construção dos canteiros a direção da escola optou por uma alternativa simples, barata e super ecológica.

Através de campanhas como alunos, funcionários e instuições parceiras o José Parsifal Barosso esta construindo sua Horta Escolar utilizando apenas garrafas pets e adubo orgânico.Com a simples técnica de marcação e fixação da garrafas no perímetro do cultivo os canteiros vão ganhados formas e chamam a atenção de quem visita a escola.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da escola, o objetivo da iniciativa é despertar nas crianças a importancia de se trabalhar a ecologia e buscar de forma criativa reutilizar materiais que poderiam estar poluindo o meio ambiente, trazendo para o ambiente escolar esta experiência.

Nós inserimos este modelo de Horta em nossa escola, porque além de ser bem mais viavel financeiramente isso é uma estratégia de despertamos em nossas crianças o respeito e consientização com a mãe natureza. enfantizou Suzya Moreira.

Além do cultivo de hortaliças, a escola também cultiva em seu muro uma varidade de plantas frutíferas e medicinais que em momentos oportunos são utilizadas como a Farmácia Viva da escola e na merenda escolar.

 CONFIRA OUTRAS IMAGENS

Farmácia V

Proteção Circular de plantas arbóreas no Patio
Canteiros de Hortaliças
Postagem: F.F.C.Filho
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License